top of page

Conceito de aprendizagem segundo Vigotsky


ree

Aprecio muito a teoria de Vigotsky e sua concepção sobre o processo de aprendizagem, devido ao importante papel ressaltado pelo teórico em relação a competência linguística no processo de aprendizagem.

Segundo o autor para que aprendizado ocorra de forma significativa, deve ser contextualizado, levando em conta fatores, biológicos, históricos e sociais do ser. A linguagem ganha papel central neste sistema, pois é através dela que majoritariamente os sujeitos se apropriam dos significados e conhecimentos disponíveis na sua cultura ao longo da história. Sendo assim, a linguagem colabora com o processo de aprendizagem por favorecer as relações e as trocas.

O processo de aprendizagem de acordo com Vigotsky, é gradual, ocorre entre zonas de desenvolvimento. Conforme explica o autor, a “zona de desenvolvimento proximal”, pode explicar os aspectos do aprendizado escolar, pois é na zona de desenvolvimento proximal que podem ocorrer mediações significativas que motivem a aprendizagem. Entre o conhecimento real da criança - aquilo que ela já domina, - e o conhecimento potencial, - aquilo que ela poderá transformar com o que aprendeu, - existe a zona de desenvolvimento proximal, na qual existe espaço para o empréstimo de conhecimento, atualmente esse processo dentro da teoria de Vigostky tem sido chamado de andaimar ou o tão repetido termo “scaffolding”.

Assim dentro da escola o professor assume o papel de mediador, propondo intercâmbio entre conhecimentos e saberes, emprestando seu conhecimento de forma intencional e planejada, diferente de técnicas tradicionais de transmissão de conhecimento.

“A partir dessas considerações, a abordagem socioconstrutivista chega a concepção de desenvolvimento não mais como realização individual da criança, mas como um processo de construção social em contextos altamente estruturados de atividades com tutela adulta”. (PAGANO, p. 21, 2017).

Gosto do ponto de vista vigostkiano de aprendizagem, devido a visibilidade que dá as relações históricas e sociais, mas principalmente, aos processos utilizados pelas crianças e não somente aos resultados atingidos. Acho excepcional a maneira como Rinaldi descreve: “o processo de aprendizagem é, certamente, um processo individual, mas uma vez que as razões, as explicações, as interpretações e os significados dos outros são essenciais para a construção de nosso conhecimento, ele é também um processo de relacionamento, um processo criativo, um processo de construção social”.

Dessa perspectiva é possível sintetizar que o conceito de zonas de desenvolvimento de Vigotsky, explica a aprendizagem para o professor de um prisma meta, pois através dessa ferramenta didática é possível compreender o nível de desenvolvimento mental retrospectivo (os processos cognitivos já adquiridos) como o prospectivo (os processos cognitivos em formação). Assim entender e praticar os conceitos socioconstrutivistas de Vigotsky, é utilizar o conceito de zona de desenvolvimento proximal como instrumento para aprender a rota interna do desenvolvimento subjetivo de cada crianças e grupos de crianças, para agir de forma intencional e pedagógica sobre as possibilidades imediatas que se apresentam em cada contexto.

Ou como descreve Pagano (2017) citando Cerutti (1996): “o professor é chamado a atuar valorizando aquela que é uma das suas características importantes: a capacidade metareflexiva, ou seja, a habilidade de compreender como as crianças constroem conhecimento, desenvolvem hipóteses e estratégias de aprendizagem”.

 
 
 

Comentários


© 2023 by GREENIFY. Proudly created with Wix.com

bottom of page